Fui demitido, e agora? Veja como montar um bom currículo

Colocar ou não foto no currículo? É preciso destacar a pretensão salarial? E o que fazer com as redes sociais? Na hora de procurar um emprego, ter um bom currículo em mãos é fundamental. Saber se apresentar ao novo empregador é um grande passo na hora de encontrar um novo trabalho.

COMO FAZER UM BOM CURRÍCULO

O currículo é o seu cartão de visitas e não deve ter mais de duas folhas. Procure ser claro e objetivo.

Coloque apenas nome, endereço, telefone nome, endereço, telefone (os seus e mais um para recados) e e-mail, sem números de RG, CPF e de outros documentos. Envie foto apenas se solicitado e prefira uma 3x4.

Destaque sua área de interesse e escreva um breve objetivo profissional.

Não coloque capa, nunca minta e revise o português.

Destaque sua formação. Os cursos de qualificação também devem ser listados. Viagens profissionais e de intercâmbio contam pontos, mas deixe de fora as viagens de férias.

Descreva sua experiência profissional, começando pelo último emprego. Conte quanto tempo ficou, o que fazia, os cargos que ocupou e a evolução na empresa. Trabalhos informais e voluntários também devem ser informados.

Não coloque pretensão salarial. O assunto deve ser tratado diretamente na entrevista com o recrutador.

Redes sociais: é importante estar com o perfil sempre atualizado no Linkedin, uma rede profissional acessada por recrutadores. Cuidado com as postagens em FacebookInstagram e Twitter. Opiniões desrespeitosas, xingamentos e fotos com muita exposição tiram pontos dos candidatos.

Fontes: Vice-presidente de Expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), Coach executiva Simone Kramer e presidente da Associação de Integração Empresa Escola (Integrar), Luciano Teixeira.



Universidade Corporativa