GRUPO
20
DURAÇÃO
30 horas
CERTIFICADO
Sim
NÍVEL DO CURSO
Avançado

Descrição do Curso

A Arquitetura de Computadores é o estudo dos requisitos necessários para que um computador funcione corretamente e como organizar os diversos componentes para obter os melhores desempenhos.


Objetivo

Entender o projeto aquitetônico de computadores existentes.



Conteúdo Programático

Evolução dos Computadores;

Primeira Geração;

Evolução das Arquiteturas Intel;

Segunda Geração;

Terceira Geração;

Outras Gerações.

Sistemas Embarcados;

Arquitetura ARM;

Clock;

Memórias;

Memória Cache;

Princípio de operação da memória Cache;

Elementos da Memória Cache;

Cache L1;

Cache L2;

Cache L3;

Caches inclusivos e exclusivos;

Tamanho da cache;

Memórias Internas;

Hierarquia De Memórias;

Memórias voláteis;

Memória dinâmica;

Memória estática;

Memórias não voláteis;

Memórias Externas;

Disco Magnético;

Custo de acesso ao disco;

Raid;

RAID nível 0;

Compact Disk;

Do Cd-Rom Até O Blue-Ray;

Dual Layer;

Gravação De Arquivos Do Sistema;

System Use Area;

Power Calibration Area (Pca);

Program Memory Area (Pma);

Information Area;

Lead-In Area;

Program Area;

Lead-Out Area;

Corrigindo Erros;

Gravação De Mídias;

Fita Magnetica;

Organização de dados em fitas magnéticas (acesso aleatório x acesso sequencial);

Estimativa do tamanho de fita necessário;

Estimativa de tempos de transmissão;

Aplicações;

Dispositivos de Externos;

Entrada e Saída;

Dispositivos Externos;

Módulos de E/S;

Função do Módulo;

Estrutura de um Módulo de E/S;

E/S Programada;

Comandos de E/S;

Instruções de E/S;

E/S Conduzida por Interrupção;

Processamento de Interrupção;

UNIDADE;

A Adição e Subtração;

A Multiplicação;

Representação de Inteiros;

Números Naturais;

Números Inteiros;

Números Reais;

Overflow e Underflow;

Processadores Estrutura e Função;

História Evolutiva;

Amd Vs Intel;

UNIDADE De Medidas;

Clock;

Fsb;

Memória Cache;

Memória Cache L1, L2 E L3;

Largura De Banda;

Encapsulamento;

Temperatura De Operação;

Soquetes;

Múltiplos Núcleos;

Multiprocessamento;

Múltiplos Processos;

Intel;

Amd;

Comunicação Entre Núcleos;

Processamento Gpu;

Organização do Processador;

Organização dos registos;

Registos visíveis ao utilizador;

Registos de Controlo e de Estado;

Exemplo de Organização de Registos de Microprocessador;

O ciclo de Instruções;

Ciclo Indireto;

Fluxo de Dados;

Linha de Encadeamento de Instruções;

Estratégia de Encadeamento;

Modo de proceder com derivações;

Múltiplos fluxos;

Pré-extracção do alvo da derivação;

Tampão de laço;

Prognóstico de Derivação;

Linha de encadeamento do Intel 80846;

Organização de registos;

Registo EFLAGS;

Registos de Controlo;

Processamento de Interrupções;

Exceções e Interrupções;

Tabela de Vector de Interrupções;

Tratamento de Interrupções;

Processadores x86 e ARM;

ARM;

Por que os processadores ARM podem mudar o rumo dos dispositivos eletrônicos;

Duelo de arquiteturas: ARM x x86;

Afinal, qual é a novidade do ARM;

O ARM pode matar o x86;

Clusters Parte I;

O que é cluster e como funciona;

Aplicações para Clusters;

Cluster Beowulf;

Outros tipos de cluster;

Cluster MOSIX;

Clusters Parte II;

História;

Cluster = Grid;

Como funciona;

Tipos de Clusters;

Cluster de Alta Disponibilidade;

Clusters de Balanceamento de Carga;

Beowulf Cluster;

Como o Beowulf trabalha;

Aplicações para Clusters;

Razões para utilização de um Cluster;

Linguagens;

Programa em Linguagem de Máquina;

Linguagem de Montagem;

Linguagens de Programação;

Tradução;

Montagem;

Compilação;

Bibliotecas;

Interpretação;

Compilação e Interpretação - comparação;

Tempo de execução;

Consumo de memória;

Repetição de interpretação;

Desenvolvimento de programas e depuração de erros;

Representação de dados;

Tipos De Dados;

Representação De Caracteres E Símbolos;

A Máquina De Von Newmann;

A Informação.

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